Doença Diverticular
São pequenas bolsas que se formam na parede do cólon. Esta doença aparece geralmente em pessoas acima dos 60 anos. A doença diverticular e geralmente assintomática. O divertículo, por ser uma pequena bolsa que se forma na parede do intestino grosso, o cólon, se assemelha a um dedo de uma luva, e pode complicar com diverticulite aguda – inflamação do diverticulo – situação que costuma apresentar febre, dores abdominais e alterações do trânsito intestinal.
Quando acontece a obstrução de algum divertículo, seja por fezes ou alimentos não digeridos e se inicia o processo inflamatório, pode ocorrer evolução para um processo infeccioso ou até perfuração local.
Causas da doença diverticular
Quando o indivíduo possui uma alimentação rica em gordura e pobre em fibras, pode ocasionar a doença. Por conta da pressão exercida pelo conteúdo intestinal na parede do intestino grosso, conforme o decorrer da vida ocasiona assim os divertículos.
Causas da diverticulite
Uma das principais causas da diverticulite é a obstrução do divertículo por pequenos pedaços de fezes, o que favorece a proliferação de bactérias dentro dele.
Sintomas da diverticulite
Os principais sintomas de quem tem diverticulite é mal-estar, dor abdominal na parte inferior do lado esquerdo, febre, alteração intestinal, diarreia ou prisão de ventre, náuseas e vômitos.
Diagnóstico
O cirurgião geral vai indicar ao paciente que sejam feitos em exames radiológicos ou endoscópicos. Poderá ser solicitado o colonoscopia, fora da crise aguda, que também tem como objetivo o rastreio do câncer de cólon. Tomografia computadorizada (TC) do abdômen e a ultrassonografia também podem ser usadas como primeiro exame na crise aguda.
Tratamento
É possível que a doença diverticular seja assintomática, e por isso não necessita de tratamento médico, apenas é indicado que o paciente faça alteração na dieta consumindo mais fibras, para que aumente o volume das fezes e diminua o risco de obstrução dos divertículos, e assim não se dê a formação de novas lesões.
A diverticulite leve pode ser tratada com antibióticos e mudança na dieta, restringindo para alimentos líquidos. Para os casos mais graves, onde possua febre alta, intensa dor abdominal e incapacidade de ingerir alimentos, a hospitalização e o uso de antibióticos por via venosa é o mais indicado.